2006-09-15

Mais recordações II

No caminho para o escritório passou algumas escolas primárias, daquelas antigas e brancas...para mim ainda a tipica escola primária...e mais uma vez saltam para a minha cabeça mais recordações...
*As carteiras de madeira com o banco incorporado, a tampa levantava-se e guardava-se os livros e cadernos por baixo..tinha aquelas ranhuras para colocar o lápis e a caneta...
* A tabuada do ratinho, os cadernos de 2 linhas para aperfeiçoar a letra, as sebentas, os cadernos quadriculados com a capa cor de laranja.
*O papel vegetal, e o papel de lustro, cartolinas, lápis de cera, lápis de cor, canetas de filtro.
* As carteiras alinhadas em 3 ou 4 filas, 2 quadros enorme, o Crucifixo por cima dos quadros, o mapa enorme de Portugal, a régua de madeira, o chão da sala em madeira, o aquecedor nos dias frios de inverno.
* A professora Lucinda, alta, elegante, directora da escola, autoritária, sempre bem maquilhada, ela é que me ensionou a rezar...obrigava-me, queria que eu fosse para a catequeze, queria por força baptizar-me, queria saber em que partido os nossos pais votavam, depois tinha os seus pais e alunos preferidos.Leva o seu cão Joli para as aulas, ele era velhote cheirava mal e tinha sempre caraças.
*Ela quando chegava a escola tinha sempre 1 ou 2 alunos que a iam buscar ao portão e depois carregavam a tralha dela....escuso de dizer que nunca fiz isso!No geral e apesar de nunca ter sido das alunas queridas da professora, até gostei dela, posso dizer que sim, eu já em pequena tinha o meu feitiozinho, nunca fez de mim gato sapato como a outras amigas, ela batia nos alunos, chamava burros, punha de castigo, dava réguadas, a mim apenas me deu 1 vez uma réguada porque em vez de escrever 1º a data e depois o nome fiz o contrário...valheu-me uma réguada...chorei...contei a minha mãe.Nunca mais me bateu!AI DELA.(...)*
* O leite escolar, 1º simples, algum tempo depois passou a ser leite com chocolate....
* O recreio, grande, as brincadeiras, as escondias, a apanhada, a patela, a rodinha dos amores...tantas tantas outras...

(...)*Tenho ainda tantas tantas outras recordações...mas isso fica para outros dias!
E vocês que recordações têm da vossa escola primária??
Será que alguém leu até ao fim??hoje abusei na escrita, mas ficou ainda tanto para contar...
Gabi

9 comentários:

Clarinha disse...

Eu li tudinho, e revivi esses momentos mto semelhantes ao meu.Embora distantes a realidade era mto parecida, foi relembrar...
Beijocas e bom fim de semana

Margarida disse...

Por acaso nao tenho muitas recordações...
Mas lembro-me do meu cestinho onde levava o lanche..não havia cá lancheiras com bonecos.
Do pão com geleia feita pela minha avó e a maçã que me sabia tão bem ao lanche.
A professora, que era terrivel, na altura batiam aos miudos forte e feio...nunca apanhei mas tinha imenso medo.
Muito sinceramente da escola primaria nao tenho grandes recordações.

bjs

Susana Oliveira disse...

:)
eu cheguei ao fim ;)
Eu tb me lembro da minha escola primaria.
Fica entre a creche do david e o meu trabalho.
Todos os dias passo la a porta.
Quando la andei apenas 2 ou 3 salas havia.
Agora está enorme e moderna.
Linda.
Hoje foi o 1º dia de escola do meu sobrinho :)

Maariah_r disse...

Claro que li tudo. E bateu uma saudade.
Das coisas que te lembras... até do leite.
Na minha escola havia ainda umas máquinas esquisitas que serviam para "fotocopiar" as fichas. Também tinhas? Lembro-me que cheiravam muito a álcol.

Ainda estão em caso dos meus pais as fichas da altura, os desenhos, as composições...

Continuo a ver e a dar-me bastante bem com a minha professora. Reformou-se há relativamente pouco tempo.
Quando andava no secundário a minha professora de português pediu para fazermos uma entrevista a alguém que achassemos importante devido à profissão, modo de vida etc.
Entrevistei a minha professora primária e tive a melhor nota da turma devido à "riqueza interior da personalidade escolhida",

Desculpa o longo comentário mas fizeste-me lembrar bons momentos.

Fico à espera de mais.

Maariah_r disse...

Voltei. poque é que não tens link para o blog do gatinho? Para te visitar tive de ir dar "uma ganda bolta"

xegue, xegue, xegue ....

Ou sou eu que estou a precisar de mudar as lentes?

B'jinhos

Anónimo disse...

olá,olá, pois é, realmente as nossas lembranças são semelhantes,mas só não sei o que é "a patela", explica por favor...lembro-me q uma vez levei a "menina dos 5 olhos" para a escola, armada em boa, para mostrar á prof. q tinha uma lá em casa, resultado fui a 1ª a levar com ela. foi remédio santo,nunca + levei nada. bjs Tuga

Alexandra disse...

Bem.....qualquer dia chego aqui e estás na escola!!!!!!!

deixa lá hoje comprei um caderno e uma caneta...disse que era para apontar umas coisas!!!!

Mamã disse...

É tão bom recordar a nossa infancia.
A minha daniela começou a escolinha este ano nem sabes o aperto que tenho no coração...
Bjs

Ana Santos disse...

Patela? que jogo era?
Também me revi no meu tempo de escola primária
Recordações da escola:
O jogo das saquinhas.
As provas escritas em papel grande.
Os trabalhos com picotados e com papel de lustro.
A pasta de plástico com o cheirinho característico a novo
As batas brancas que tinhamos que usar
Os mata borrões.
beijinhos
ana e seus tesourinhos