2006-05-30

Praia chique


Eu moro a 5 minutos de carro de uma das zonas mais chiques e ricas do Algarve.
Quinta do Lago,e Vale de lobo.
Estrangeiros, ricos, milionários, casas de luxo, férias de luxo, enfim tudo o que possam imaginar.
Aqui tudo se faz para o bem estar dos turistas ricos, resorts e mais resorts etc etc...
onde eu quero chegar???
Este domingo fui a praia, perto de casa, Dunas Douradas, zona protegiada da ria formosa.
No verão passado, o caminho de terra até a praia bem como as sombras das arvores que serviam de estacionamentos deixaram de existir. Ok pensasmos nós para o ano vai haver aqui um aldeamento, já tem nome Vale de Lobo 2, muitas vivendas luxuosas já estão construídas.O parque de estacionamento está todo em calçada os lugares de estacionamento não são muitos, em cima do passeio ficas sujeito a reboque.
Mas o que mais me chocou neste fim de semana, foi a construção no meio dos pinheiros que quase não existem e perto das dunas, de costas para o mar, vista que no ano passado era sobre as dunas, este ano temos dois "mamarachos" em tijolo a crescer, mais um resort de luxo quase no meio da areia, fiquei indignada.
Quer dizer falam na protecção da ria formosa, nas especies protegidas, vão demolir as casas da orla costeira algarvia, casas de pescadores,casas de férias pequenas tipicas das ilhas, ( Tavira, Harmona,Farol etc) e depois deixam construir aqueles monstros que ferem a nossa praia?
Para o ano quase certo estar já tudo pronto, parque de estacionamento a 5euros como fazem na quinta do lago, de forma educada a impedirem o acesso do povo a praia que é do povo mas que transformou-se na praia chique e para ricos!
Já se fala na criação de uma ilha artificial em Vale de Lobo, tipo
"Dubai"
Eu mudo de praia!
Eu tiro fotos aos "mamarrachos"para vos mostrar.
Eu apenas sou contra a construção indevida nas praias.A quase privatização das praias.
Entendem o que quero dizer?Onde quero chegar?Ou é mais um dos meus exageros?
Gabi

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu também ficava indignada!
O nosso Portugal ja não nos pertence, pertence aos estrangeiros.
Os nossos governantes deixam destruir a nossa costa com o betão armado!Ja quase não temos espaços verdes; é revoltante.O que é que os nossos ministros andam a fazer? Eu acho que eles so andam apanhar bonés.Enquanto por exemplo na Alemanha a natureza é sagrada em Portugal é o Betão Armado!!

Ai esta a razão dos incêndios do Verão passado.

So temos Brutos no nosso governo.

Tia

Gambozina disse...

Não acho que estejas a exagerar, é mesmo para ficar zangada!

Não há muito respeito pela natureza e daqui a uns aninhos vamos pagar a conta, e nessa altura não vai ser bonito. Nessa altura vamos ouvir/dizer muitas vezes "Se eu soubesse que ia ser assim não tinha feito...".

Ainda no fim de semana fui passear junto à praia da Madalena (V. N. Gaia) e estavam uns senhores (só adultos) a abrir cada um o seu gelado e a atirar o papelito para o chão... com um caixote dali a metros. É só um papel, podem dizer, mas e o respeito, e o civismo? Em casa deles farão o mesmo ou deitarão o papel no lixo?

E se chamarmos à atenção, nós é que não temos nada a ver com a vida deles. Isto irrita-me mesmo. Daqui a uns anos vamos ver...

Beijinho.

Anónimo disse...

olá amiga.estou contigo nessa batalha, afinal nós, os pobres em finanças ,mas ricos de espirito já temos acesso atão pouco , pq tirarem-nos tb o prazer de uma prainha pertinho de casa, não é? Espero que esteja tudo bem. bjs Tuga